quarta-feira, 28 de setembro de 2011

HISTÓRIA DO FORRÓ UNIVERSITÁRIO


Na etimologia popular é freqüente associar a origem da palavra forró à expressão da língua inglesa for all ("para todos")
Para essa versão, foi construída, no início do século XX, a ferrovia Great Western. Os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, for all passaria a ser, no vocabulário do povo nordestino, forró (a pronúncia mais próxima). Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco do início do século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade.


Verdade ou não, o certo é que o termo forró passou a caracterizar uma das maiores manifestações musicais do Nordeste brasileiro. Um ritmo que aglutina diversos outros ritmos, como o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote.

Características Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.
Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.
Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

8 comentários:

  1. Forró também é cultura, não apenas uma dança. Orgulho-me por ver pessoas empenhadas em difundir a cultura brasileira para além das nossas fronteiras, atravessando tempo e espaço....

    Parabéns pelo seu belo trabalho Edy

    E que o forró não pare nunca, pq ainda temos muito para forrozear

    Se cuida véio

    Bjão

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita...! espero sempre poder contar com voces nesse projeto bacana.
    volte sempre..!

    ResponderEliminar
  3. É gostoso ter um professor de Forro tão badalado.

    Tudo de bom para você e sua recente família EDY.

    Continue dando o seu melhor. Estou certa que irá longe.

    Bjão

    ResponderEliminar
  4. ñ consegui bosta de nada nesse saite

    ResponderEliminar
  5. ola eu adoro forro,,,parabens por propagar um ritmo alegre e com jeitinho brasileiro.Eu não sou musicista mas faço barulho quando consigo compor uma musica,,,tato que gostaria que vcs experts em som maneiro...analisassem um forrozinho de maneiro de minha autoria que eu postei no site dailymotion...é so digitar no google MELÕ DA MARIA POLIDEIRA...logo que abrir a primeira pagina acima de onde o video ira abrir clicar em LEONYNA (letras azuis) para conhecerem o perfil da personagem LEONYNA que interpreta a muisca. Espero que gostem....Muito sucesso a vcs todos

    ResponderEliminar
  6. não ligo pra porcaria que esse povo fala se não era isso q estavam procurando pelo menos nao comentava mal né feliz dia do VAI SE FUDER pra esses sem reconhecimento
    parabens pelo site !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. O problema não é o forró. É o estilo de vida em torno do forró, que foi criado aqui no ceará.
    É quase uma REGRA:

    Homens: "Sou playboy, ando de 4x4 que o papai me deu de presente, minha familia tem grana, pago a entrada e a bebida das mulheres porque elas abrem as pernas pra mim depois".

    Mulheres: "Sou vagabunda, saio dando pra todo mundo que tem dinheiro, adoro um cara casado, sou maria gazolina, quem bancou meu silicone foi o empresário da banda, minha ídola é a Juju panicat, mulher que olha pra mim é porque tem inveja!"

    ELAS ACHAM QUE A GENTE TEM INVEEEEEEEEEEEJAAAA!!! Nunca pararam pra pensar porque EU tenho uma aliança na minha mao direita e você não? Nunca parou pra pensar que eu não ligo se o meu marido olha pra suas pernas e pra sua bunda, porque EU MESMA acho ridiculo e tenho pena de voce?

    O problema nao é o forro! o problema s!ão os PAPUDINHOS e suas PUTAS.

    ResponderEliminar